Translate

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Lápis


O Menino observava seu avô escrevendo em um caderno, e perguntou:

- Vovô, você está escrevendo algo sobre mim?

O avô sorriu, e disse ao netinho:

- Sim, estou escrevendo algo sobre você. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é este lápis que estou usando. Espero que você seja como ele, quando crescer.

O menino olhou para o lápis, e não vendo nada de especial, intrigado, comentou:

- Mas este lápis é igual a todos os que já vi. O que ele tem de tão especial?

- Bem, depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo – respondeu o avô.

- PRIMEIRA QUALIDADE: Assim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça que existe uma “mão” que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a mão de Deus.

- SEGUNDA QUALIDADE: Assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um “apontador”.

Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor.

- TERCEIRA QUALIDADE: Assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo.

- QUARTA QUALIDADE: Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. O seu caráter será sempre mais importante que a sua aparência.

- Finalmente, a QUINTA QUALIDADE do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços e marcas nas vidas das pessoas, portanto, procure ser consciente de cada ação, deixe um legado, e marque positivamente a vida das pessoas.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dia das crianças.

Dia 27/10/2012 tivemos nossa primeira festa da Loja Colunas de Akhenaton.

Mas agora dá uma olhada se esse palhaço não assusta qualquer um !!!
(Flávia esposa do meu amigo André, minha esposa, meu amigo André e eu !!!)


Dia 30/10/2012 entrega de presentes na comunidade Bororé.

O verdadeiro presente fomos nós que ganhamos.

Ganhei um beijo e abraço assim que cheguei, um entre vários.
Esse lindo menino é o Dérick. Foi abandonado e está em vias de adoção.
Algumas das voluntárias, entre elas, minha amada esposa, junto a Irmã que organiza.
Nossa afilhada Yasmin ao lado do presente. Ai que vontade de abrir !!!
Um panorama.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A SIMBOLOGIA DA ESPADA


-Quem é o melhor no uso da espada? perguntou o guerreiro ao mestre.
-Vá até o campo perto do castelo, disse o mestre. Ali existe uma rocha. Insulte-a.
O guerreiro, surpreso, retrucou: -Porque devo fazer isto? A rocha jamais me responderá de volta.
-Então, ataque-a com sua espada, disse o mestre.
-Tampouco farei isto, respondeu o discípulo. Minha espada se quebrará se o fizer. E se atacá-la com minhas mãos, ferirei meus dedos sem conseguir nada. Mas minha pergunta é outra: quem é o melhor no uso da espada?
-O melhor no uso da espada é aquele que se parece com uma rocha, disse o mestre. Sem desembainhar a lâmina, consegue mostrar que ninguém poderá vencê-lo.

Tem-se o costume de considerar a espada como uma tradição essencialmente guerreira e, portanto, motivo de temor. Não se pode contestar que existe esse aspecto guerreiro neste símbolo; porém, seu sentido esotérico transcende seu caráter de violência e é encontrado em várias Ordens e crenças religiosas.
Para um oficial das Forças Armadas, a espada representa não só a autoridade como também a vida militar a ser descortinada. Seja na declaração de aspirante, nomeação ou promoção ao primeiro posto, ela lhe é entregue, cerimoniosamente, como um símbolo material da autoridade e que deve ser usada na aplicação dos mais legítimos princípios da honra cultuados e praticados na carreira.
O espadim do cadete da Academia Militar das Agulhas Negras e a espada de oficial general, réplicas da espada invencível do Duque de Caxias, enaltecem a aplicação daqueles princípios e valores, dos quais se destacam a responsabilidade, competência, a  bondade, a aplicação da justiça,  o respeito e o amor á Pátria e a tudo que a ela diz respeito.
Caracteriza-se, portanto, não como um simbolismo puro, mas sim como um instrumento de exaltação do que existe de mais belo e puro na carreira do oficial: o uso da espada, ou da autoridade militar investida, para se cumprir os deveres e obrigações militares.
Muitos a tratam apenas como uma peça metálica e que só o oficial detém.
Entretanto, a cultura oriental nos revela uma expressiva sabedoria em relação a este símbolo militar.
Para compreendê-la, devemos concebê-la como uma trilha a ser percorrida, a exemplo das artes marciais, que possuem um caminho interno constituído na forma de uma senda espiritual.
Esta senda, dentro das artes guerreiras, é chamada de BUDO, e sua maior expressão é, sem dúvida, a conhecida pelos mestres como I AI DO. E esta é , dentre aquelas artes, a mais refinada e conservadora do espírito do BUDO. Utiliza-se a espada –Kataná- como arma cerimonial e seu treinamento e sua disciplina consistem em dominar o desembainhar, o corte e o embainhar dessa arma.

O I AI DO fora utilizado inicialmente pelos samurais como forma de se defender de golpes inesperados. Consistia em um treinamento dos instintos para responder, rapidamente, a qualquer tipo de ataque imprevisto, principalmente quando o samurai se encontrasse meditando.
Manejar bem a espada é uma tarefa difícil, mas não só pelo aspecto técnico, que é exigido a níveis próximos da perfeição, como pelo equilíbrio e pela capacidade de discernimento do praticante. A espada é símbolo da vontade do espírito e deve ser tratada de modo especial. As katanás no Japão possuíam um tratamento singular desde sua forja, que era executada artesanalmente por monges que dedicavam toda sua vida a esse sagrado ofício.
A manufatura da espada japonesa  não era um simples ato de fabricar um objeto para uma batalha ou utilização específica: o mestre-espadeiro colocava seu espírito em todas as fases da fabricação, chegando ao ponto de abster-se de sexo, bebidas, carne e da presença das pessoas comuns durante todo o processo. Seu ateliê era um santuário sagrado, sendo o aço dobrado sobre si próprio em operações de forjamento sucessivo. O sentimento colocado em cada martelada era um ato religioso que conferia um espírito à sua lâmina, nas imersões na água, nas passadas na pedra de afiar, e a deixava viva com a energia de seu criador.
Existe uma história que é relacionada ao espírito do artesão que era colocado nas fibras do aço: o mais famoso armeiro japonês-  MASSAMUNÉ, conhecido pelo seu espírito bom, sempre que podia ajudava as pessoas de seu vilarejo, via suas obras como um objeto artístico e instrumento para a busca da paz. Seu melhor discípulo foi MURAMASA, que apesar de aprender toda a técnica da arte, possuía um espírito ruim,e  devido a isso foi excluído do ateliê.
Conta-se que ao colocar-se duas espadas, uma de MASSAMUNÉ e outra de MURAMASA em um regato, quando folhas são jogadas na água, elas são atraídas e cortadas pela lâmina da segunda e repelidas pela primeira. Isto é relacionado pelos estudiosos ao sentimento ruim que Muramasa colocava em suas lâminas.
Ao conhecer esta arte marcial, a sublime arte de guerrear e de viver dos samurais, percebi sua semelhança com o ofício das armas e a destinação do oficial na estrutura militar de paz e de guerra.

Lembrei da espada do samurai, que deve sempre estar bem limpa, polida, pura e sem nódoas, pois representa  sua alma, segundo o célebre Shogun TOKUGAWA IEYASU. A espada do oficial das Forças Armadas também.

Capacete de TOKUGAWA EIYASU

Certo dia divagava, quando me perguntaram sobre Virtudes. E novamente me vieram , fortes, implacáveis, justiceiras, as imagens das espadas que tinha na minha mente e os juramentos que fiz sobre elas. A crença de que a kataná , com o tempo, assume a personalidade do seu manejador me assustava. A espada, como a alma do samurai, sempre limpa e pura, seria o meu guia e pude responder com segurança sobre aquela característica da raça humana, que só dignifica quem a pratica.
Juntas, estavam agora, na virtude, a minha espada de oficial, usada durante quase trinta anos, e a kataná que também me orgulho.
 Sim era ela, a espada fazedora de justiça que me alertava. Teria de mostrar-me sempre digno para portá-la e honrá-la, projetando na sua lâmina a pureza e o esplendor da virtude.
De acordo com Helena Pietrova Blavatsky, na sua Doutrina Secreta, “ existe um outro aspecto em que ela simboliza:-... a luta que o homem deve conduzir contra os “Inimigos da Luz” e contrários à ordem e à Unidade de Deus.   A “guerra” sempre estabeleceu o equilíbrio e a harmonia (ou justiça) e assim, proporcionou a unificação de certo modo, dos elementos em oposição entre si.
Isso quer dizer que o seu fim normal e sem dúvida sua única razão de ser, é a paz que só pode ser verdadeiramente obtida pela submissão à vontade divina colocando cada elemento em seu lugar com a finalidade de fazê-los todos concorrerem para a realização consciente de um mesmo Plano”.
Era a missão definitiva de segurança desempenhada humildemente pela espada do guerreiro.
A dualidade da espada-guerreira e de paz- nos conduz a harmonia e tolerância necessárias na nossa caminhada.
É a busca do eixo no qual as oposições se reconciliam, entrando em equilíbrio justo e perfeito.
Ver na espada o símbolo da honra e esforçar-se a merecê-la, tornando-a seu guia na senda espiritual, procurando sempre, de acordo com Helena Blavatsky, “... cumprir a missão do Guerreiro de Luz, que tem a sublime tarefa de projetar em sua lâmina toda a pureza, todo o esplendor e mostrar aos menos afortunados o verdadeiro caminho para a unidade de Deus e toda a Glória do Templo. Ao se fazer merecedor, não mais será um homem comum”.
Para concluir, a espada ao mesmo tempo em que nos serve, no seu silêncio, de guia na senda espiritual, apontando para a necessidade da pureza da Alma, nos observa apontando seu gume para as nossas paixões não vencidas.
Diz a espada do samurai- “Que não me desembainhe sem  motivo e não me embainhe sem honra.”
 E Não cora o sabre ombrear com a pena, diz ditado conhecido na caserna brasileira.

Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/112394

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O bambu e o carvalho


Uma parábola já famosa é esta a do bambu e do carvalho. Diz-se que em certo bosque havia um imenso carvalho: árvore frondosa, de grosso calibre, com uma enorme copa, suas raízes eram grandes e visíveis. O carvalho esbanjava força. Próximo dele, em contraste por assim dizer, havia um bambuzal. Eram milhares deles. Poucas folhas, raízes ocultas, e bem fininhas. Certa vez veio sobre aquele bosque uma tempestade fortíssima. Muito vento e muita chuva. Durante a tempestade o vento bateu em muitas árvores e as derrubou. Entre as que foram ao chão estava aquele majestoso e nobre carvalho. Sobreviveram outras de médio e pequeno porte, e os bambus que estavam lá. Durante a tempestade os bambus sacudiram de um lado para outro, mas não foram arrebatados pela força do vento.
É intrigante o fato, mas é possível. O carvalho tinha o caule muito grosso e inflexível. Quando vieram os ventos ele não pode suportar e a sua dureza o levou ao chão. As suas raízes eram muito visíveis e pouco profundas. Embora fosse mais bonito que o bambuzal, ele não possuía a flexibilidade e a profundidade das raízes do bambu. Em contra partida os bambus sobreviveram porque, pelo fato de não ostentarem caules grossos e copa frondosa, eram capazes de se curvar quando vinha o vento. Outro fato que ajudou muito os bambus a ficarem de pé foi a união deles. Eram muitos bambus juntinhos - isto dava segurança. Mas só estavam juntos porque sabiam seus limites e compartilhavam do mesmo solo, da mesma água.
Assim é em nossa vida. Se formos inflexíveis e durões com as pessoas não ficará ninguém junto de nós e, abandonados, cairemos na primeira grande tempestade da vida. Se, pelo contrário, formos humildes e flexíveis teremos muitas pessoas próximas a nós, virá a chuva, o vento mas não cederemos porque há aí a humildade de se curvar.
Nunca é bom viver isolado. A auto-suficiência, a prepotência e inflexibilidade daquele carvalho fez com que ele ficasse desabrigado. A sua vaidade em mostrar as raízes era pura fraqueza. Elas eram por demasiado superficiais e pouco profundas.
Aprendamos pois a sermos humildes, a confiarmos nos irmãos, a sermos flexíveis e abertos ao diálogo, cedendo sempre e firmando raízes no mais profundo que é Deus. Desse modo venha o vento que vier, unidos, flexíveis e profundamente enraizados em Deus não pereceremos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ditado

Há um ditado que diz: “Não há bons ventos para aquele que não tem rumo”. 
A maçonaria é a bússola de uma nau anteriormente à deriva, mostrando com clareza os pontos cardeais e “orientando”, no sentido etimológico e lato da palavra, o caminho ao inalcançável porto chamado perfeição espiritual.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mickey Mouse


Walt Disney, a Ordem DeMolay e o Mickey Mouse 

mickey_demolay
Walt Disney foi um da Ordem DeMolay. Muito atuante em seu Capítulo (denominações das células da organização), muito querido e muito respeitado por todos. Certo dia, quando estava apenas começando a sua carreira de desenhista, indicou um amigo, chamado Mickey, para que fosse iniciado na Ordem DeMolay. Passou boas referências sobre o garoto, o que levou a ser aprovado.
Tão grande era o respeito que os demais DeMolays tinham por ele que acharam que não era necessária uma sindicância sob o forasteiro, e Mickey seria o único iniciado naquele dia.
Chegando, então, o dia da iniciação, todos já demonstravam uma ansiedade em conhecer o profano que iria ser iniciado. Todos tinham certeza que realmente seria um grande DeMolay, pois Disney havia empenhado a sua palavra.
Porém, Mickey, demorava a chegar, a cerimônia estava preste a ser iniciada e ainda não havia chegado. Naquela altura todos já perguntavam a Disney: onde está o garoto? Disney sempre respondia: no momento certo ele vai chegar. Alguns já pensavam em cancelar a iniciação, mas Disney não deixou. Pediu que começasse a cerimônia de abertura e que se o garoto não chegasse até esta se encerrar que cancelassem.
Em um clima de constrangimento os DeMolays começaram a cerimônia de abertura do Grau Iniciático, quando esta acabou os irmãos notaram que o garoto Mickey não havia chegado. Todos estavam decepcionados com o garoto e, também, com que o indicou.
mmdemolaykcsFoi então naquele momento em que o Irmão Walt Disney surpreendeu a todos. Ele dirigiu-se até o altar e disse: “O garoto Mickey esteve este tempo todo comigo, já está na hora de apresenta-lo a vocês”. Todos se espantaram, pois ninguém havia visto o garoto. Foi então o momento em que Disney tirou de dentro de um grande envelope um desenho e, logo em seguida, apresentou a todos seus irmãos DeMolays. Era o desenho de um camundongo simpático e sorridente. Ninguém estava entendendo e Disney complementou: “este é o Mickey, ele não vai decepcioná-los”.
Mickey, um simples desenho e até então desconhecido por todos, simbolicamente, e com um DeMolay segurando o desenho, percorreu as colunas, fez seu juramento e foi iniciado como todos nós, tornando-se assim um DeMolay.
Anos mais tarde, Walt Disney, criou o maior parque de diversões, a Disney World, e sempre com muito orgulho dizia: “lembrem-se, tudo isto começou com um camundongo”.
Mickey, conforme prometeu Disney, não nos decepcionou: é um camundongo muito querido e simpático, praticante dos bons valores e virtudes DeMolays, assim como foi o seu criador. É a grande figura daquele parque, ocupando o lugar de maior destaque.
Hoje, Walt Disney, está inscrito no “Hall da Fama DeMolay”, e Mickey pode ser encontrado no Supremo Conselho Internacional. Ambos estão imortalizados em nossas memórias, pois fizeram parte de nossas infâncias, assim como continuam, e continuarão, a fazer parte da infância de muitas crianças.
Walt_Disney_DeMolay_2E aqui umas palavras de Walt Disney:
“Eu sinto um grande senso de obrigação e gratidão para a Ordem DeMolay devido o papel importante que teve em minha vida. Seus preceitos foram inestimáveis tomando decisões, enfrentando dilemas e crises, sujeitando a face e ideais e conhecendo esses testes que são carregados quando compartilhados com outros em um laço de confiança. DeMolay representa tudo àquilo que é bom para a família e para nosso País. Eu me sinto privilegiado de ter participado da sociedade DeMolay.”

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Decida ser feliz.


Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos
casados, tivermos um filho e, depois, mais um.

Então nos frustramos, porque nossos filhos não
têm idade suficiente e achamos que as coisas
mudarão quando eles ficarem mais velhos.

Então nos frustramos, porque eles
viraram adolescentes e querem discutir
conosco a respeito de tudo. Mas
achamos que tudo ficará melhor, quando
eles forem uns 10 anos mais velhos.

Nós nos dizemos, que a vida melhorará, quando nós trabalharmos
juntos com nossos parceiros, quando tivermos um carro bonito,
quando tirarmos férias, quando descansarmos.

A verdade é que não há nenhum momento melhor para ser feliz do
que agora.
Se não for agora, então quando?
A sua vida muda o tempo inteiro. É melhor ter paciência com tudo e
se decidir a ser feliz.

Durante muito tempo nós pensávamos que a vida começaria a
seguir. A vida de verdade.
Pensávamos sempre, é preciso primeiro que uma outra coisa
aconteça durante esse tempo: realizar alguma coisa, terminar
um trabalho, esperar um momento, atingir um objetivo. E
depois começaria a vida de verdade tão desejada. No final eu
entendi que o "depois" já era.

Desse ponto de vista eu entendi que
não existe um caminho para ser feliz.
Ser feliz é o caminho.

Curta então o "ser feliz".
Curta o caminho.
Pare de esperar até terminar a escola, até voltar para a escola, perder 5
quilos, ganhar peso, começar a trabalhar, casar-se, até a sexta à noite ou
sábado de manhã, esperar um carro novo, ter pago a hipoteca, até a
primavera, o verão, o outono ou o inverno, até que a sua música toque no
rádio, até morrer e nascer novamente... decida a ser feliz antes.

A felicidade é uma viagem e não um destino.

Não há melhor momento
para ser feliz
do que... AGORA!
Viva e curta o momento.

Tente responder essas perguntas:
1 – Diga o nome das cinco pessoas mais ricas do mundo.
2 – Diga o nome das últimas 5 Miss-Universo.
3 – Diga o nome dos últimos 10 ganhadores do Prêmio Nobel.
4 – Diga o nome dos últimos 10 ganhadores do Oscar de melhor ator.

Você não conseguiu? É bem difícil, né?
Não fique triste, ninguém consegue.

Os aplausos passam!
As taças se enchem de poeira.
Os ganhadores são logo esquecidos.

Agora responda as perguntas a seguir:
1 – Diga o nome de 3 professores que lhe deram aulas.
2 – Diga o nome de 3 amigos que te ajudaram quando você precisou.
3 – Diga o nome de uma ou duas pessoas que te deixam com a
sensação de ser “especial”.
4 – Diga o nome de 5 pessoas com quem você gosta de passar o
tempo.

Mais fácil de responder? Foi mais simples, né?
As pessoas que significam algo para você não são
“as melhores”, não são as mais ricas, não ganharam
os maiores prêmios…
São os amigos que se preocupam com você, com os
quais você se preocupa, são aqueles que continuam
ao seu lado depois que tudo passa.

Reflita sobre isso por um momento.
A vida é tão curta!
E você, em qual lista você está? Você não sabe?

Deixe-me te dar uma dica.
Provavelmente você não está entre aqueles que “recebem a
maior atenção” do mundo, você é um daqueles de quem eu
me lembro e a quem eu mando essa mensagem …

Há algum tempo, nos jogos olímpicos de Seattle, 9 atletas,
todos preparados física e mentalmente, estavam a postos na
linha de partida para correr os 100 metros.
Foi dado o disparo e a corrida começou. Todos queriam ser o
primeiro e ganhar.

Um dos atletas caiu no chão, teve um machucado
leve e começou a chorar, porque a corrida tinha
acabado para ele.
Os outros 8 ouviram-no chorar.
Eles diminuiram a velocidade e olharam para trás.
Eles pararam e voltaram … Todos os 8 atletas …
voltaram…

Então os 9 atletas correram ombro a ombro juntos até a linha de
chegada.

Todo o público do estádio levantou-se e aplaudiu. E parecia
que os aplausos não iam mais acabar …

As pessoas que viram ou participaram disso lembram-se até hoje.
Por quê?

Porque bem dentro de nós, todos
sabemos que o mais importante da
vida não é ganhar para si mesmo.

O mais importante da vida é ajudar os
outros a ganhar. Mesmo que isso
signifique ir mais devagar e interromper
a corrida.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Súplica do Caminhante do Sendeiro da Vida


Meu Deus!... Sou um caminhante que viaja pelo caminho que o destino me traçou; em cada passo que dê, ajuda-me a dá-lo em terra firme; faz-me levantar os pés para não tropeçar
Se encontro obstáculos que não sejam os que eu mesmo me pus, e se existem, prepara-me para vencê-los.
Retira de minha mente o pessimismo, enche meu coração de fé; dá-me palavras de alento para aqueles que encontrar no caminho, dá-me forças para alentá-los e ajudá-los.
Não permita que meus sentimentos sejam maculados pelo ódio.
Dá-me alegria para saudar o dia!...
Dá-me paz para receber a noite!...
Retira de meus lábios a maledicência e a mentira; ajuda-me a dizer sempre a verdade. A paz que me dás concede-me compartilhá-la com os que me rodeiam.
Dá-me sabedoria para ensinar!...
Dá-me palavras adequadas para corrigir!...
Permita-me Senhor que meu olhar, minhas palavras e meus atos não sejam para ferir a ninguém senão para consolar, para animar e sobretudo para ensinar, que não tenham motivos para dizer que eu fui seu destrutor.
Permita-me Senhor que em meu caminho meu pé não resvale, que esteja firme, que deixe uma pegada impregnada de segurança, de altruísmo e de fé.
Eu sei que no Céu e em minha consciência tenho um pai que me ama, uma mãe que me guia e um Cristo que me salva.
Deus!...

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O desprezo

O desprezo é uma pílula amarga, que se pode engolir, mas que se não pode mastigar sem fazer caretas.
Jean Molière


Visão Moderna
Mato Seco

O que devemos saber
Não Sabemos
O que devemos fazer
Não fazemos

Não é tudo de bom
O que vemos
Pessoas de mal
Com bem estar alheio

Esquecemos de nossas
Verdadeiras obrigações
Cuidar-mos uns dos outros
Como guardiões

Quanto mais tempo
Despreza a mim
Sobra menos tempo pra cuidar de ti

Meu jardim cresce forte bonito
Por sua preocupação
Enquanto o seu clama por água
Clama por vida por compaixão

Mas infelizmente seu jardim secou
Porque você e a própria vida dele
Não o alimentou

Pois ele precisou de ti
E você não o ajudou

Refrão
Vejo a vida secar
Em vários corações
Guerra sangue fome
Por todas as nações

Quando você da força e tempo
Pra peste procriar
Você se esquece do bem
E ele não consegue lutar

Agradeço a preocupação
A todos do fundo do meu coração
Mesmo para os pobres
Que me querem no chão

Mas tenho minha mente
E minha'lma em paz
Em uma luta seguira qual
Oh "jah" eu sei
Que não cessarei jamais

Pois luto pra fazer o bem
Luto pra espalhar a paz
E sei que quando se luta pelo bem
"Jah" te fortalece mais e mais

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PV 14.31

"O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado."

Pai de bondade e misericórdia, dá-me um coração amoroso e voluntarioso para com os necessitados.
Desejo que o teu amor seja derramado através de minhas atitudes. Em nome de Jesus.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

E agora, José?

A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio - e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

domingo, 22 de julho de 2012

Os Números

Meus amigos essa noite eu tive uma alucinação,
Sonhei com um bando de número invadindo o meu sertão,
E de tanta coincidência que eu fiz essa canção.
-Falar do número um
Falar do número um não é preciso muito estudo,
Só se casa uma vez e foi um Deus que criou tudo,
Uma vida só se vive, só se usa um sobretudo.
-Agora o doze
E só de pensar no doze eu então quase desisto,
São doze meses do ano, doze apóstolos de Cristo,
Doze hora é meio-dia, haja dito e haja visto.
-Agora o sete
Sete dias da semana, sete notas musicais,
Sete cores do arco-íris nas regiões divinais,
E se pintar tanto sete, eu já não agüento mais.
-Dois
E no dois o homem luta entre coisas diferente,
Bem e mal, amor e guerra, preto e branco, bicho e gente
Rico e pobre, claro e escuro, noite e dia, corpo e mente.
-Agora o quatro
E o quatro é importante, quatro ponto cardeal,
Quatro estação do ano, quatro pé tem um animal,
Quatro perna tem a mesa, quatro dia o carnaval.
- Pra encerrar
Eu falei de tanto número, talvez esqueci algum,
Mas as coisas que eu disse não são lá muito comum,
Quem souber que conte outra, ou que fique sem nenhum.

Raul Seixas
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curiosidades:
Os números citados na música são 1, 12, 7, 2, 4 e 0.
Colocados em ordem crescente temos:
0, 1, 2, 4, 7, 12
Subtraindo de cada elemento o seu antecessor, temos:
0, 1, 1, 2, 3, 5
Esta sequencia é chamada de Número de Fibonacci.

Os números de Fibonacci são importantes para a análise em tempo real do algoritmo euclidiano, para determinar o máximo divisor comum de dois números inteiros.
Matiyasevich mostrou que os números de Fibonacci podem ser definidos por uma Equação diofantina, o que o levou à solução original do Décimo Problema de Hilbert.
Os números de Fibonacci aparecem na fórmula das diagonais de um triângulo de Pascal (veja coeficiente binomial).
Um uso interessante da sequência de Fibonacci é na conversão de milhas para quilômetros. Por exemplo, para saber aproximadamente a quantos quilômetros 5 milhas correspondem, pega-se o número de Fibonacci correspondendo ao número de milhas (5) e olha-se para o número seguinte (8). 5 milhas são aproximadamente 8 quilômetros. Esse método funciona porque, por coincidência, o fator de conversão entre milhas e quilômetros (1.609) é próximo de φ (1.618) (obviamente ele só é útil para aproximações bem grosseiras: além do factor de conversão ser diferente de φ, a série converge para φ).

Exemplo de sons Fibonacci
Em música os números de Fibonacci são utilizados para a afinação, tal como nas artes visuais, determinar proporções entre elementos formais. Um exemplo é a Música para Cordas, Percussão e Celesta de Béla Bartók.
Le Corbusier usou a sequência de Fibonacci na construção do seu modulor, um sistema de proporções baseadas no corpo humano e aplicadas ao projeto de arquitetura.
Em The Wave Principal, Elliot defende a ideia que as flutuações do mercado seguem um padrão de crescimento e decrescimento que pode ser analisado segundo os números de Fibonacci, uma vez determinada a escala de observação. Defende que as relações entre picos e vales do gráfico da flutuação de bolsa tendem a seguir razões numéricas aproximadas das razões de dois números consecutivos da sequência de Fibonacci.

Fonte, maiores informações e outra utilizações clique no link http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Fibonacci

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Frutos de Deus


Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.
Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações. 
Isaías 61:10-11

segunda-feira, 9 de julho de 2012

sexta-feira, 6 de julho de 2012

9 de Julho

Por que você vai folgar segunda feira?


Muitos morreram por São Paulo.


"A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil."

Para maiores informações clique no link ao lado -> Revolução Constitucionalista de 1932

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Superação

Texto de nosso amigo, Ricardo Acras.

E  lá estava eu, todos me diziam que era impossível, todos me diziam que eu estava velho, todos me diziam que passou da hora mas, eu , eu não , eu acreditava que era possível.
E então , iniciei minha jornada , eu havia fumado por 23 anos  e parado há apenas quatro (eu acreditei que conseguiria parar e parei) , eu nunca havia feito esporte com constância mas, eu acreditava que era possível. Eu me lembrava que,  quando criança , assistia, da calçada da Paulista, fascinado  aquelas pessoas passarem e o povo aplaudindo e então com 9 anos de idade eu pensei  - “Um dia eu vou estar ai” .

A vida me levou para outros caminhos , me levou para alguns vícios (que mais tarde, acreditei que poderia e os derrotei) e por 38 anos eu esqueci do meu sonho de menino.
Mas um belo dia , eu li uma frase que dizia : “Sem saber que era impossível ele foi lá e fez” e isto me fez recordar do meu sonho de menino e acreditar que, apesar dos anos que se passaram e da vida desregrada que eu havia vivido, eu poderia conseguir.
No  primeiro dia ,  foram poucas dezenas de metros, na segunda semana já eram centenas , com o passar do tempo alcancei meu primeiro quilometro, o meu segundo ....o meu terceiro.....e fui progredindo, com dedicação, obstinação , sem nunca desistir e sempre acreditando, fui insistindo.
Quando vi já eram dezenas de quilômetros percorridos e então eu pensei: “ Vai ser este ano!!”
Quando soou o disparo , algo aconteceu, aquele  menino  renasceu dentro de mim e eu segui em frente , quando estava na avenida Paulista  e passei por aquele local onde eu  ficava quando menino  e vi meu filho torcendo para mim , uma lágrima de vitória escorreu em meu rosto suado, o cansaço se dissipou e eu vi a linha de chegada . Foram os vinte metros mais longos de minha vida .Minha história , em segundos,  passou na minha mente e foi  , onde eu pude ver  que todos haviam se enganado e aquele “velho” voltou , por alguns instantes a ser o menino decidido que um dia prometeu correr a São Silvestre.
Não cheguei entre os primeiros mas, me senti o mais vitorioso.
Eu acredite e por isto eu venci, venci meus medos, venci a desconfiança de todos, venci o cigarro, venci os vícios, venci a mim mesmo .

Por isto eu sempre digo aos meus filhos “Vá , não desista, acredite.Você consegue”

E se não conseguir na primeira vez,  eu lhe direi  - “Tente outra vez, meu filho , acredite, você é capaz!”





sexta-feira, 15 de junho de 2012

Si vis pacem para bellum


Pai Celestial, eu me ajoelho em adoração e louvor diante de ti.
Eu me cubro com o sangue do Senhor Jesus Cristo para me proteger durante este período de oração.
Eu me submeto a ti completamente e sem reservas em todos os setores da minha vida.
Eu tomo posição contra toda operação de Satanás que queria me impedir neste período de oração.
Satanás eu coloco o sangue de Jesus Cristo entre nós em nome de Jesus.
Pai Celestial, eu te adoro e te louvo.
Reconheço que és digno de receber toda glória, toda honra e todo louvor.
Renovo a minha fidelidade a ti para que o bendito Espírito Santo me capacite neste período de oração.
Eu te agradeço Pai Celestial por teres me amado desde a eternidade, por teres enviado o Senhor Jesus Cristo a este mundo para morrer como meu substituto, a fim de eu fosse redimido.
Eu te agradeço porque o Senhor Jesus Cristo veio como meu representante, e porque através dele tu me perdoaste completamente, deste-me vida eterna.
Deste-me a justiça perfeita do Senhor Jesus Cristo, de modo que agora estou justificado.
Eu te agradeço porque n’Ele me fizeste completo e porque te ofereceste a mim para ser minha ajuda e força diárias.
Pai Celestial vem e abre-me os olhos para que eu possa ver como Tu és grande e como a tua provisão é completa para este dia em minha vida.
Em nome do Senhor Jesus Cristo, assumirei o meu lugar com Cristo nos lugares celestiais, com todo principado e potestades e poderes das trevas e espíritos malignos sob os meus pés.
Eu te agradeço porque a vitória que o Senhor Jesus Cristo obteve para mim na cruz e na sua ressurreição foi-me dada, e porque estou assentado com o Senhor Jesus Cristo nos lugares celestiais.
Portanto eu declaro que todos os principados e potestades e todos os espíritos malignos são sujeitos a mim no nome de Jesus Cristo.
Eu te agradeço pela armadura que me providenciaste.
Eu me cinjo com a verdade, revisto-me com a couraça da justiça,
Calço as sandálias da paz, coloco o capacete da salvação, levanto o escudo da fé contra todos os ardentes dardos do inimigo e tomo a espada do espírito, que é a Palavra de Deus, e uso a tua Palavra contra todas as forças do mal na minha vida.
E eu me revisto desta armadura, vivendo e orando em completa dependência de Ti, bendito Espírito Santo.
Eu te agradeço Pai Celestial, porque o Senhor Jesus Cristo desfez todos os principados e potestades e os desmascarou e triunfou sobre eles.
Reivindico toda esta vitória para minha vida hoje e sempre em nome de Jesus.
Rejeito em minha vida todas as insinuações e acusações de Satanás.
Afirmo que a Palavra de Deus é verdadeira e faço a escolha de viver hoje e sempre na luz da Palavra de Deus.
Eu faço a escolha Pai Celestial de viver em obediência a Ti e em comunhão contigo.
Abre-me os olhos e mostra as áreas da minha vida que não te agradam.
Opera em minha vida para que não haja nenhuma área que te desagrade.
Opera Senhor para que não haja nenhuma base pela qual Satanás possa tomar posição segura contra mim.
De todas as maneiras, no dia de hoje e sempre, colocar-me-ei ao teu lado e sob o ministério do Espírito Santo em minha vida.
Pela fé e na dependência de Ti, eu me dispo do velho homem... (fala seu nome) e permaneço dentro da vitória da crucificação, onde o Senhor Jesus Cristo forneceu a purificação da velha natureza... (fala seu nome).
Eu me revisto no novo homem... (fala seu nome) e permaneço dentro da vitória da ressurreição e da provisão que Ele fez por mim para viver acima do pecado.
Portanto, neste dia, eu me desvencilho da velha natureza... (fala seu nome) com todas as suas enganosas concupiscências, e me revisto da nova natureza... (fala seu nome) com toda sua justiça e pureza.
Sob todos os aspectos eu me coloco na vitória da ascensão e glorificação do Filho de Deus.
Bendito Espírito Santo, eu te peço que me enchas, entra na minha vida, derruba todos os ídolos e expulsa todos os inimigos.
Eu te agradeço Pai Celestial pela expressão da tua vontade para minha vida diária, conforme me mostraste na tua palavra.
Por isso reivindico toda vontade de Deus para hoje e sempre em minha vida.
Sinto-me grato por teres me abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Jesus Cristo.
Eu te agradeço porque tu fizeste uma provisão tal, que hoje eu posso viver cheio do Espírito Santo, com amor, alegria e autocontrole em minha vida.
E eu reconheço que esta é a tua vontade para mim, por isso rejeito e resisto a todas as tentativas de Satanás e seus demônios de que me roubarem a vontade de Deus.
Recuso-me a crer em meus próprios sentimentos e levanto o escudo da fé contra as acusações e insinuações que Satanás venha a colocar em minha mente.
Eu reclamo a plenitude da vontade de Deus para o dia de hoje e sempre em minha vida.
Em nome do Senhor Jesus Cristo, eu me submeto completamente a ti como um sacrifício vivo, e faço a escolha de não me conformar mais com este mundo, faço a escolha de ser  transformado pela renovação da minha mente, e peço que tu me mostres a tua vontade e me capacites a andar em toda plenitude da vontade de Deus hoje e sempre.
Eu te agradeço, Pai Celestial, porque as armas do meu conflito não são carnais, mas poderosa para através de Deus derrubar todas as fortalezas, para desfazer as imaginações e todas as coisas altivas que se exaltam contra o conhecimento de Deus trazendo cativo cada pensamento em obediência ao Senhor Jesus Cristo.
Portanto em minha própria vida no dia de hoje e sempre eu derrubo as fortalezas de Satanás contra a minha mente, e submeto a minha mente a Ti Bendito Espírito Santo.
Eu afirmo Pai Celestial, que tu não me concedeste espírito de temor, mas poder, amor e uma mente sã.
Eu derrubo e esmago as fortalezas que Satanás, levantou contra as minhas emoções no dia de hoje, e entrego as minhas emoções a Ti.
E esmago as fortalezas que Satanás levantou contras a minha vontade e entrego a Ti fazendo a escolha de tomar as decisões de fé que são convenientes ao Senhor.
E esmago também as fortalezas que Satanás armou contra o meu corpo e entrego o meu corpo a ti, reconhecendo que sou o teu templo.
E me regozijo em tua bondade e misericórdia.
Pai Celestial, peço agora que através deste dia tu me vivifiques, mostra-me como Satanás está impedindo, tentando, mentindo e distorcendo a verdade em minha vida.
Capacita-me a ser agradável a ti; capacita-me a orar com ousadia; capacita-me a ser mentalmente agressivo e a pensar os teus pensamentos de acordo contigo e a dar-te o teu lugar de direito em minha vida.
Novamente eu me cubro com o sangue do Senhor Jesus Cristo e oro para que tu Bendito Espírito Santo, coloques toda a obra da crucificação, toda obra da ressurreição, toda obra da glorificação e toda obra do Pentecostes em minha vida, no dia de hoje e sempre.
Eu me submeto a Ti.
Eu me recuso a ser desencorajado.
Tu és o Deus de toda a minha esperança.
Tu tens provado o teu poder, ressuscitando Jesus Cristo dos mortos.
E eu reivindico de todas as maneiras a tua vitória sobre todas as forças satânicas em minha vida, e rejeito essas forças.
Eu oro em nome do Senhor Jesus Cristo com ações de Graças.
AMÉM .

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados.

Amor, minha vida.
Nos conhecemos no infinito, para nos reencontrarmos aqui.
Infinito é o nosso amor, pois não se restringe a esse local.
Infinito é Deus, que nos abençoa a cada momento.
Infinito é cada momento que estamos juntos.
Juntos estamos mesmo que separados de corpo.
Infinito e eterno somos um.
Obrigado sal da vida por estarmos juntos.
Obrigado Deus por nós.

Feliz dia dos namorados, minha eterna namorada.

Eu, Pedrinho e os gatinhos.

Um dia muito agradável ao lado do meu afilhado Pedrinho, junto dos gatinhos Luar e Collin.
Vem mais vezes "Pedro Bola", estamos esperando.


Estávamos eu, minha esposa, meu cunhado (e ai cuuuuuuuuuuuuuu) e minha irmã.
Cerveja, muitos papos e playstation (deixa o menino jogar Alexandre!).

terça-feira, 5 de junho de 2012

Coisas lindas.

Para você que tem bom gosto e quer surpreender. Seguem alguns exemplos bem criativos para sua festa.




sexta-feira, 1 de junho de 2012

Um novo começo

A morte não é o fim, mas simplesmente um novo começo.
Jonny, que Deus lhe receba com os braços abertos e que seus Anjos toquem o coração de cada familiar e amigo.
Não levamos aquilo que temos, mas sim o que fomos e somos.
Somos homens, e como tal, erramos, aprendemos, erramos de novo... Mas Deus olha para os nossos acertos e perdoa nosso erros.
Sempre fez muitas pessoas sorrirem, se tornou um homem de fé, e Deus sorri por isso.
Saudade...sentimento que levaremos conosco até o dia do reencontro. Mas a certeza do reencontro e Deus, nos dão força e esperança para seguirmos adiante melhores que ontem e piores que amanhã.
Un gatto nel blu - 1972
Toto Savio

Quand’ ero bambino che allegria
Giocare alla guerra per la via
Saltare un cabcello io e te e poi
Una mela l’emozione gli occhi tuoi
Le rose, l’amore, casa mia
E un gatto per farci compagnia
Ma da quando è finita io non só perché
La finestra é piu grande senza te

Un gatto nel blu guarda le stelle
Non vuol tornare in casa senza te
Sapessi quaggiù che notte bella
Chissà se un gran dolore si cancella

Un gatto nel blu ecco che tu
Spunti dal cuore mio caro amore
Fra poco sarai negli occhi miei
Anche stasera una lacrima sei

Bambina, bambina vita mia
Profumo di tiglio che va via
Se amare é uno sgaglio, colpa mia, però
Io, in fondo, della vita che ne so?

Un gatto nel blu guarda le stelle
Non vuol tornare in casa senza te
Sapessi quaggiù che notte bella
Chissà se un gran dolore si cancella

Un gatto nel blu ecco che tu
Spunti dal cuore mio caro amore
Fra poco sarai negli occhi miei
Lacrima tiara de primavera

Un gatto nel blu ecco che tu
Anche stasera una lacrima sei

Un gatto nel blu ecco che tu
Spunti dal cuore mio caro amore
Fra poco sarai negli occhi miei
Lacrima tiara de primavera

Un gatto nel blu ecco che tu
Spunti dal cuore mio caro amore
Fra poco sarai negli occhi miei
Lacrima tiara de primavera

terça-feira, 29 de maio de 2012

Gato desaparecido.

Pois é meus amigos, no dia 22/05/2012, coloquei um artigo falando de nosso companheiro Tutankamon (nosso gato de estimação). O fato é que o mesmo está desaparecido desde sábado 26/05/2012.
Como minha rua (Celso de Morais Pinto - SP) tem histórico de matança de gatos por envenenamento. Estou aqui pedindo para que se alguém viu esse gato, nos informe.


Obrigado

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sucesso.

Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é conseqüência.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Tutankamon

Esse é Tutankamon. Conhecido como Dom Primeiro ou simplesmente Juba.
Está conosco desde 05/04/2012 (quinta feira santa), quando nos chamou e pediu para entrar.
Disse que estava com fome, então providenciamos duas deliciosas sardinhas.
Claro, depois de comer pediu para deitar conosco no sofá e assistir TV.
Desde então nos acompanha diariamente, com muito carinho e manias de gato.

Tutan, come on :)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O maior brasileiro de todos os tempos.

Joseílton Fernandes da Silva
Conhecido como Ninão, Gigante da Paraíba, mas especificamente da cidade de Assunção, que fica distante 100 km de Campina Grande, mede 2 metros e 30 centímetros de altura, o que o torna o mais alto brasileiro. Ninão chama a atenção por onde passa. 

Com certeza o maior brasileiro de todos os tempos !!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

O maior brasileiro de todos os tempos.


Irineu Evangelista de Sousa


Convivendo em uma sociedade rural e escravocrata, o contato com a mentalidade empresarial britânica que, nos meados do século XIX, gestava a segunda fase da Revolução Industrial, foi determinante para a formação do pensamento de Mauá.

O seu estilo liberal de administrar era personalíssimo para o Brasil, país acostumado à forte centralização monárquica que o Poder Moderador, expresso na Constituição de 1824, havia reafirmado. Sua característica principal, em qualquer setor econômico que atuou, foi o pioneirismo.

Com menos de trinta anos, já possuía fortuna que, segundo ele próprio, "assegurava (a ele) a mais completa independência".

Os seus primeiros passos como empresário foram marcados pela ousadia de projeto, apostando no emprego à tecnologia de ponta. Em toda a sua carreira preocupou-se com a correta gestão de recursos, marcada por uma administração descentralizada, onde a responsabilidade de cada indivíduo na cadeia de comando era valorizada. A sua política salarial expressava, em si própria, um investimento nos talentos de seus empregados, tendo sido pioneiro, no país, na distribuição de lucros da empresa aos funcionários. Em complemento, incentivava os seus colaboradores mais próximos a montar empresas e a fazer negócios por conta própria. O nível de gerência era contemplado com créditos e apoio logístico para operar os empreendimentos, o que combinado com a autonomia administrativa e com a participação nos lucros, permitia fazer face à maioria das dificuldades.

Desse modo, Mauá controlou oito das dez maiores empresas do país: as restantes eram o Banco do Brasil e a Estrada de Ferro Dom Pedro II, ambas empreendimentos estatais. Chegou a controlar dezessete empresas, com filiais operando em seis países. Sua fortuna em 1867, atingiu o valor de 115 mil contos de réis, enquanto o orçamento do Império do Brasil para aquele ano contava apenas com 97 mil contos de réis. Estima-se que a sua fortuna seria equivalente a 60 bilhões de dólares, nos dias de hoje.

Mauá também foi muito conhecido por suas ideias contrárias à escravidão, o que o distanciava das elites políticas do Império, o que se ressentiu indiretamente nos seus interesses comerciais..





segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jesus Cristo

Se seus líderes vos dizem: 'Vejam, o Reino está no céu', então saibam que os pássaros do céu os precederão, pois já vivem no céu. Se lhes disserem: Está no mar, então o peixe os precederá pelo mesmo motivo. Antes, descubram que o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Apenas quando vós se conhecerem, poderão ser conhecidos, e então compreenderão que todos são filhos do Pai vivo. Mas se vos não se conhecerem a si mesmos, então viverão na pobreza e serão a pobreza.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O caminho


Sabemos que estamos no caminho quando agradecemos mais do que pedimos.
Obrigado meu Deus.

terça-feira, 24 de abril de 2012

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Parascavedecatriafobia ou Frigatriscaidecafobia


Eu não tenho, você tem?

Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. A origem do termo se refere ao dia "sexta-feira 13", conhecida por muitos como o dia do azar.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Jaquim e Boaz

Existem dois Jaquim na Bíblia

O primeiro Jaquim:forma abreviada ou apelido de Jecamias, que significa “Jah Levantou”
Ele era descendente de Benjamim através de Simei, incluído na lista dos cabeças das casas paternas que moravam em Jerusalém. 1Crônicas 8:1 e 1Crônicas 19-21, 28.Além disso ele era o sacerdote cuja casa paterna foi escolhida por sortes para a décima segunda das 24 turmas de serviço sacerdotal no templo, durante o reinado de Davi. 1Crônicas 24:3, 5, 12.

O segundo Jaquim:Seu nome significa: "Que Jeová Estabeleça Firmemente".

Ele era o quarto filho alistado de Simeão. (Gênesis 46:10) E pelo que parece, é chamado de Jaribe em 1 Crônicas 4:24. Seus descendentes, os jaquinitas, constituíam uma das famílias simeonitas em Israel. Êxodo 6:15; Números 26:12.

Além disso,ele era o sacerdote cuja casa paterna foi escolhida por sortes para cuidar da vigésima primeira das 24 turmas sacerdotais que Davi organizou. (1Crônicas 24:7, 17). Um ou mais de seus descendentes (ou de outro sacerdote do mesmo nome) moravam em Jerusalém após o exílio babilônico. 1Crônicas 9:3, 10; Ne 11:10.

Este nome também foi dado a mais meridional das duas colunas erigidas diante do templo de Salomão. 1Reis 7:15-22; 

Boaz:Seu nome significa: “Em Força”.
Ele era proprietário de terras, em Belém, de Judá, e era “homem poderoso em riqueza”, de cerca do século 14 AEC. (Rute 2:1) Boaz era filho de Salma (Salmom) e de Raabe, e pai de Obede. (Mateus 1:5) Foi um elo na linhagem familiar do Messias, o sétimo na linhagem de descendência de Judá. (1Crônicas 2:3-11; Lucas 3:32, 33) Como ocorreu este desenrolar incomum de eventos, permitindo que Boaz fosse incluído na genealogia de Jesus, acha-se preservado para nós no livro de Rute.
Boaz tinha um parente chegado de nome Elimeleque, que faleceu, junto com seus dois filhos, sem deixar herdeiro masculino. Das viúvas dos dois filhos, uma, Rute, manteve-se apegada à viúva de Elimeleque, Noemi. A viúva Rute costumava colher o resto da lavoura nos campos dele(Rute 2:3) .Boaz era um verdadeiro judeu, adorador devoto de Jeová. Ele não somente cumprimentava seus ceifeiros com a saudação “Jeová seja convosco”, mas, depois de observar a lealdade de Rute para com Noemi, ele também disse a ela: “Jeová recompense teu modo de agir e haja para ti um salário perfeito da parte de Jeová.” (Rute 2:4, 12) Quando Rute relatou estas coisas à sua sogra, Noemi exclamou: “Bendito seja ele por Jeová . . . Ele é um dos nossos resgatadores.” (Rute 2:20) Além disso, quando a colheita terminou, Noemi explicou a Rute o modo costumeiro de trazer este assunto à atenção de Boaz. 
Quando Boaz dormia na sua eira, acordou encontrando Rute deitada junto aos seus pés descobertos, pedindo que ele resgatasse a propriedade de Elimeleque pelo casamento levirato. (Conhecido como casamento de cunhado) .Rute substituiria Noemi, a qual estava além da idade de ter filhos. Sem perder tempo, Boaz, na manhã seguinte, convocou outro parente ainda mais próximo, mas este, chamado na Bíblia apenas de Fulano, negou-se a acatar o arranjo divino. Boaz, porém, fez isso prontamente e tomou Rute por esposa, com a bênção do povo da cidade. Ela deu-lhe um filho chamado Obede, avô do Rei Davi. Rute 3:1–4:17.
Em todo o relato, desde sua primeira saudação bondosa aos trabalhadores, até aceitar a responsabilidade de preservar o nome da família de Elimeleque, observa-se que Boaz era um homem notável ,um homem de ação e de autoridade, o qual, ainda assim, tinha bom autodomínio, fé e integridade, sendo generoso e bondoso, moralmente casto, e plenamente obediente, em todos os sentidos, aos mandamentos de Jeová.
Este nome também foi dado a mais setentrional das duas enormes colunas de cobre, erguidas diante do pórtico do glorioso templo de Salomão.