Existem dois Jaquim na Bíblia
O primeiro Jaquim:forma abreviada ou apelido de Jecamias, que significa “Jah Levantou”
Ele era descendente de Benjamim através de Simei, incluído na lista dos cabeças das casas paternas que moravam em Jerusalém. 1Crônicas 8:1 e 1Crônicas 19-21, 28.Além disso ele era o sacerdote cuja casa paterna foi escolhida por sortes para a décima segunda das 24 turmas de serviço sacerdotal no templo, durante o reinado de Davi. 1Crônicas 24:3, 5, 12.
O segundo Jaquim:Seu nome significa: "Que Jeová Estabeleça Firmemente".
Ele era o quarto filho alistado de Simeão. (Gênesis 46:10) E pelo que parece, é chamado de Jaribe em 1 Crônicas 4:24. Seus descendentes, os jaquinitas, constituíam uma das famílias simeonitas em Israel. Êxodo 6:15; Números 26:12.
Além disso,ele era o sacerdote cuja casa paterna foi escolhida por sortes para cuidar da vigésima primeira das 24 turmas sacerdotais que Davi organizou. (1Crônicas 24:7, 17). Um ou mais de seus descendentes (ou de outro sacerdote do mesmo nome) moravam em Jerusalém após o exílio babilônico. 1Crônicas 9:3, 10; Ne 11:10.
Este nome também foi dado a mais meridional das duas colunas erigidas diante do templo de Salomão. 1Reis 7:15-22;
Boaz:Seu nome significa: “Em Força”.
Ele era proprietário de terras, em Belém, de Judá, e era “homem poderoso em riqueza”, de cerca do século 14 AEC. (Rute 2:1) Boaz era filho de Salma (Salmom) e de Raabe, e pai de Obede. (Mateus 1:5) Foi um elo na linhagem familiar do Messias, o sétimo na linhagem de descendência de Judá. (1Crônicas 2:3-11; Lucas 3:32, 33) Como ocorreu este desenrolar incomum de eventos, permitindo que Boaz fosse incluído na genealogia de Jesus, acha-se preservado para nós no livro de Rute.
Boaz tinha um parente chegado de nome Elimeleque, que faleceu, junto com seus dois filhos, sem deixar herdeiro masculino. Das viúvas dos dois filhos, uma, Rute, manteve-se apegada à viúva de Elimeleque, Noemi. A viúva Rute costumava colher o resto da lavoura nos campos dele(Rute 2:3) .Boaz era um verdadeiro judeu, adorador devoto de Jeová. Ele não somente cumprimentava seus ceifeiros com a saudação “Jeová seja convosco”, mas, depois de observar a lealdade de Rute para com Noemi, ele também disse a ela: “Jeová recompense teu modo de agir e haja para ti um salário perfeito da parte de Jeová.” (Rute 2:4, 12) Quando Rute relatou estas coisas à sua sogra, Noemi exclamou: “Bendito seja ele por Jeová . . . Ele é um dos nossos resgatadores.” (Rute 2:20) Além disso, quando a colheita terminou, Noemi explicou a Rute o modo costumeiro de trazer este assunto à atenção de Boaz.
Quando Boaz dormia na sua eira, acordou encontrando Rute deitada junto aos seus pés descobertos, pedindo que ele resgatasse a propriedade de Elimeleque pelo casamento levirato. (Conhecido como casamento de cunhado) .Rute substituiria Noemi, a qual estava além da idade de ter filhos. Sem perder tempo, Boaz, na manhã seguinte, convocou outro parente ainda mais próximo, mas este, chamado na Bíblia apenas de Fulano, negou-se a acatar o arranjo divino. Boaz, porém, fez isso prontamente e tomou Rute por esposa, com a bênção do povo da cidade. Ela deu-lhe um filho chamado Obede, avô do Rei Davi. Rute 3:1–4:17.
Em todo o relato, desde sua primeira saudação bondosa aos trabalhadores, até aceitar a responsabilidade de preservar o nome da família de Elimeleque, observa-se que Boaz era um homem notável ,um homem de ação e de autoridade, o qual, ainda assim, tinha bom autodomínio, fé e integridade, sendo generoso e bondoso, moralmente casto, e plenamente obediente, em todos os sentidos, aos mandamentos de Jeová.
Este nome também foi dado a mais setentrional das duas enormes colunas de cobre, erguidas diante do pórtico do glorioso templo de Salomão.